A SOCIEDADE PALEOLÍTICA
Nesta fase os povos garantiram sua subsistência por meio da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Era portanto uma sociedade de caçadores e coletores, que viviam em grupos e dividiam coletivamente os espaços atividades , utilisando objetos produzidos com pedra lascada, ossos e dentes de animais.
Os grupos humanos desse período eram nômades, castigados pelas interpéries e pela busca incessante por alimentos. Mas uma conquista fundamental ocorreu há mais de 500 mil anos, no paleolítico: o controle do fogo, que garantiu o aquecimento durante o frio, a defesa contra animais e a preparação de alimentos.
Fala-se com freqüência do ``homen das cavernas``, como se os grupos pre-históricos tivessem vivido cotidianamente, nas profundesas das grutas. Segundo pesquisas eles ocupavam entradasd de cavernas ou abrigos sob as rochas, nos calcários e nos basaltos. Em regiões mais quentes, ghegaram ter como teto as copas das àrvores`.
As dscobertas arqueológicasnão cessam de acontecer, exigindo freqüêntimente a elaboração de novas teorias e refutando outras até então aceitas pela comunidade científica.
A TRANSIÇÃO MESOLÍTICA
Nos útimos 100 mil anos do paleolítico tivemos o aperfeiçoamento dos artefatos, num processo de crescente elaboração cultural que deu origem ao arco, à flexa, às lanças e a utensilios de argila, ossos e dentes. Além disso as modificações do ambiente terrestres se refletiram nos hábitos dos homens, contribuindo para a sedentarização de alguns grupos, isto é, sua fixação em determinadas regiões. Esse período de transição recebeun a designação de mesolítico e representou a transição para o Neolítico. Os estudos das sociedades dessa época pode ser feito com base em instrumentos e armas e também nas magníficas pinturas rupestres (gravado ou traçado nas rochas) que elas criaram.
O PERÍODO NEOLÍTICO
Ao longo dos 20 mil anos, as relações dos homens entre si e com a natureza passaram por uma intensa transformação. Desenvolveram