Resenha - A cidade na história, Mumford
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO I
PROF. KARINE DAUFENBACH
FLORIANÓPOLIS, 12/09/2013
MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas – Capítulo 1 Santuário, aldeia e fortaleza. São Paulo: Martins Fontes, 2008, pág. 1 – 32.
Resenhado por François Urban (Faculdades Barddal - UNIESP)
Lewis Mumford era nova-iorquino e estudou no City College na New School for Social Research. Tinha como reputação a de um escritor interessado pelas questões urbanas. Estreou com “A História da Utopia” (1922), incluía a literatura, a arte e a ação comunitária como meio para aprimorar a qualidade de vida. Mumford publicou diversas outras obras, dentre elas a obra a ser resenhada “A Cidade na História (1961). Lewis Mumford faleceu em 27 de janeiro de 1990.
No livro “A Cidade na História” o autor descreve mais do que uma história das formas e funções da cidade através dos tempos, é um retrato imaginativo do desenvolvimento do homem como ser religioso, político, econômico, cultural e sexual.
No primeiro capítulo Mumford descreve a formação histórica das aldeias e sua evolução no tempo, também analisa a evolução do comportamento do homem e a sociedade abrangendo desde o paleolítico até o neolítico, este capítulo um está dividido em oito subcapítulos descritos a seguir.
1. A cidade na história
Mumford neste primeiro subcapitulo descreve as cidades e sociedade na história e o desenvolvimentos destas, pode-se considerar que a origem da cidade é indefinida e o seu futuro imprevisível, é um lugar de contradições.
Descreve a preocupação com o destino das cidades, classificando dois caminhos: o primeiro baseado na conscientização baseando-se no passado e o segundo pelo caminho desumano e automatizado onde o homem perdeu a emoção e a criatividade. O autor propõe a análise histórica e psicológica do homem e suas origens para encontrar uma nova forma de cidade.