A sociedade humana
A SOCIEDADE HUMANA
Em todos os momentos de um dia nós convivemos com outras pessoas. Seja em qualquer local em situações diferentes sempre estamos nos relacionando com seres humanos, até mesmo no simples ato de escovar os dentes. Você nuca está inteiramente só. Vivemos em sociedade, participando de grupos sociais e convivemos com muitas pessoas. Somos “ um ser social”.
SOMOS TODOS SERES SOCIAS
Desde a suas origens homo sapiens, ou homo sapiens moderno, se constitui por meio de grupos. Assim como os animais, os primeiros seres humanos só conseguiram sobreviver porque contaram com a solidariedade do grupo que pertenciam.
Essa dependência ao grupo teve início, desde os primeiros seres humanos até hoje. Uma das características é a comunicação humana, de forma a transmitir ideias, sentimentos, vontade, interesses, emoções; essa capacidade evoluiu, passando de gestos e sinais à articulação de sons, ao desenvolvimento da linguagem, manifestações artísticas, e a escrita.
Na atualidade temos formas de comunição como internet por exemplo,no entanto a mais remota, como a linguagem, ainda continuam em vigor.
A tendência do ser humano a viver em grupo é comprovando positivamente pela experiência empírica, cotidiana. Seja na escola, na família ou no país, fazemos parte de um conjunto mais amplo de pessoas, de um grupo social, ligando a um conjunto ainda maior, a sociedade em que vivemos. Existem outras formas de comprovar a necessidade da vida em grupo para o desenvolvimento do ser humano. A existência de crianças que vivem entre animais e em situação de isolamento de indivíduos de outras espécies humana.
UM CASO INTRIGANTE
O caso de um menino cerca de 12 anos, na qual provavelmente abandonado na floresta aos 4 ou 5 anos de idade, que provocou discussões principalmente na França. Após sua captura verificou-se que “Victor”, não pronunciava palavras e não entendia nada o que lhe falavam. Rejeitava roupas e uso de cama, preferia