A sociedade Humana
Professor Responsável: Prof. Fábio Luiz Mialhe
RESENHA 1
Oliveira, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. Cap. 1. A sociedade humana(pg 7 a 14). São Paulo: Ática, 2010.
Este capítulo trata da sociedade humana e a convivência do ser humano em grupo. O autor mostra que desde as suas origens, há cerca de 190 mil anos, o homo sapiens, só se estabeleceu por meio do grupo. Ao longo do tempo, os seres humanos foram desenvolvendo as características que diferem de outros seres vivos, como a capacidade de se comunicar com seus semelhantes transmitindo sentimentos, idéias, interesses, emoções. A linguagem, forma de comunicação criada pelos nossos ancestrais mais remotos, continua em vigor.
Exemplifica a necessidade da convivência em grupo para o desenvolvimento do ser humano trazendo experiências de crianças abandonadas, isoladas totalmente do convívio social. Cita a história de um garoto de aproximadamente 12 anos, encontrado na floresta de Laucane, em 1797.
Cita o caso de Vitor de Aveyron, de aproximadamente 12 anos, encontrado na floresta de Lacaune em 1797 e de Kamala e Amala, descobertas em 1921, que viviam entre viviam entre lobos numa caverna na Índia. As duas experiências mostram que o ser humano só adquire suas características pela convivência com outros seres humanos, por meio das relações sociais sem as quais não existiria a humanidade.
Vitor de Aveyron foi educado pelo psiquiatra Jean-Marie Gaspard Itard que registrou sua experiência no livro “A educação de um homem selvagem”, publicado em 1801. Formulou a hipótese de que a maior parte das deficiências intelectuais e sociais não é inata e tem sua origem na falta de socialização do indivíduo e na ausência de comunicação, principalmente a verbal, concluindo que o isolamento social prejudica a sociabilidade do indivíduo.
A sociedade como objeto de estudo
Os seres humanos e suas relações sociais são objeto de estudo das ciências sociais. Abrange diversas