A Sociedade Capitalista e as Classes sociais
Campus Aracruz
Coordenadoria do Curso Técnico Integrado em Química
Turma: QUINT. 1°V
Disciplina: Filosofia /Sociologia
A sociedade capitalista e as classes sociais
Janderson Pereira Santa Clara
Jhenyfeer Brum dos Santos
Leonardo Andreoli Dagios
Pedro Henrique Souza Ramos
Vanessa Alves da Silva
Trabalho apresentado ao Curso
Técnico Integrado em Química do Instituto
Federal do Espírito Santo, como requisito parcial
Para a obtenção de nota no 2° Bimestre de 2010
Aracruz-ES
2010
Classe Social
Uma classe social é um grupo de pessoas que tem status social similar, segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da “casta social” na medida em que ao membro de uma determinada casta normalmente é impossível mudar de status.
Segundo a doutrina Marxista, praticamente em toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida estritamente por uma estrutura social implantada pela classe dominante.
As classes sociais segundo Karl Marx
Karl Marx faz da relação de propriedade à relação social determinante que opõe, no modo de produção capitalista, os proprietários dos meios de produção e os proletários detentores unicamente da sua força de trabalho.
Segundo Karl Marx, a classe social é definida como o conjunto dos agentes sociais colocados nas mesmas condições no processo de produção e que têm afinidades ideológicas e políticas, Marx defende que a luta econômica deveria transformar-se em luta política e numa revolução social que provocasse o afundamento do modo de produção capitalista e o desaparecimento das classes.
Uma classe social só existe plenamente, quando toma consciência da sua existência através da luta, às vezes para manter privilégios ou às vezes para destruir a dominação que sobre ela se exerce.