análise do livro A pata da Gazela
Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem.
Espaço ou Ambiente social: é constituído pelo ambiente social, representando, por excelência, pelas personagens figurantes.
Espaço ou Ambiente psicológico: espaço interior da personagem, abarcando as suas vivências, os seus pensamentos e sentimentos.
O espaço ou ambiente pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com espaço ou ambiente é que os fatos da narração se desenrolam.
A pata da gazela se passa no Rio de Janeiro e descreve os costumes da alta sociedade da época, podemos perceber porque as personagens frequentam lugares como o teatro e a praça Dom Pedro II (Largo do Machado). E alguns lugares típicos da época como a Rua da Quitanda.
Retratam a alta sociedade a qual os personagens pertencem: (Ambiente social)
° “[...]Oculto seu nome porque é muito conhecida na boa sociedade do Rio de Janeiro, e não quero comprometê-la com os noivos presentes e futuros das fazendeiras ricas.[...] ”
Capítulo 10, pág. 76
° “[...] À porta da casa de Sales encontrou Horácio o seu tílbure.
Mandou o cocheiro esperá-lo no Largo do Machado, e ele, tendo acendido o charuto e vestido o sobretudo, seguiu a pé.”
Capítulo 10, pág 77
° “[...] Amélia estudava ao piano os exercícios de Hertz. As janelas cerradas deixavam entrar frouxa claridade, coada pela cassa transparente das cortinas. [...]”
Capítulo XI, pág 78
° “[...] Subindo a escada do Teatro Lírico, avistou Horácio que vinha do lado oposto. [...]”
Capítulo XII, pág. 87
° “[...]A casa nobre de Azevedo resplandecia. A melhor sociedade da corte concorrera ao suntuoso baile. Toda a aristocracia, a beleza ,o talento, a riqueza, a posição, e até a decrépita fidalguia, estavam dignamente representadas nas ricas e vastas salas, adereçadas com luxo e elegância: duas coisas que nem sempre se encontram reunidas. [...]”
Capítulo XIII, pág. 92
(Aqui o autor retrata de forma mais detalhada a