Trabalho De Portugues
Turma: 204
Professora: Isareth
Tema: O amor e a mulher Literatura Brasileira
A Pata Da Gazela
Dedicatória
Dedico este trabalho a Deus, pois o que seria de mim sem a fé que tenho nele, agradece a ele por iluminar o meu caminho durante esta caminhada, agradeço a ele, pois sem ele eu não teria forças para essa realizar esse trabalho. Mas também queria agradecer principalmente a meus colegas na realização deste trabalho, agradecer pela paciência, orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste trabalho, agradecer pela compreensão e amizade. Agradeço a todos na realização a ser feita deste trabalho.
Romantismo
Por ser tratar de um romance urbano tem um destaque nas relações amorosas, também a preocupação de sua honra e o significado do dinheiro nas relações estabelecido as pessoas.
Também observamos a alta sociedade carioca e suas belas fantasias de amor, isto e, um amor inocente.
Além de ter o nacionalismo, a religiosidade e a localização.
A Pata da Gazela (José de Alencar)
Resumo do Livro
A Pata da Gazela, obra de José de Alencar que é uma crítica a sociedade do século XIX. Em “A pata de Gazela”, obra de 1870, o autor retrata a sociedade brasileira, mais precisamente a carioca, do século XIX de forma irônica. No livro o autor tenta mostrar o quão falido é a ideia de que o belo é quem deve ser amado. Mais uma vez José de Alencar traz um pouco de realismo a um romance. A história envolve 4 personagens: Horácio, Leopoldo, Laura e Amélia. Laura e Amélia são duas primas com pés exatamente opostos. Laura os têm disformes, Amélia os têm pequeninos. A primeira cena do livro é determinante para o seu prosseguimento. Horácio, um jovem sedutor encontra um pé de botina delicado e pequeno caído no chão, derrubado por um lacaio que passa por ele. Horácio então decide encontrar a dona daquele pequeno sapato, imaginando que a dona possua os mais perfeitos e