A situação da mulher no trabalho
Carolina Oliveira, Isabella Zuchetto,
Karine Lima e Stella Maris.
2ºD- Adm.
RESUMO
Este artigo apresenta a evolução da visão de recursos humanos nas organizações, tendo como objetivo mostrar o papel das mulheres ontem e hoje dentro das empresas e o valor que elas estão agregando as suas organizações. Dando enfoque à evolução das teorias de recursos humanos, apresentando o histórico do papel da mulher nas organizações, mostrando uma análise do comportamento feminino dentro das empresas.
PALAVRAS - CHAVE
Fator humano; mulher; trabalho.
1 – INTRODUÇÃO
Com o passar do tempo, a imagem de recursos humanos para uma organização passou por constantes mudanças, que fez com que estes passassem de “máquinas” para colaboradores que junto com presidentes e a alta administração levam a empresa ao sucesso. Porém, essa evolução não acompanhou a visão da mulher dentro das organizações, sendo esta vista por muito tempo como alguém que não deve estar numa organização, e se estiver, deve receber cargos menores, não podendo desempenhar papeis que apenas homens podem desempenhar. Esse artigo visa dar enfoque ao modo como as mulheres são vistas nas organizações, como são hoje, passar superficialmente em como elas adquiriram essa imagem e apresentar exemplos de mulheres que fizeram e fazem sucesso dentro das organizações, ocupando e conquistando áreas antes dominadas em sua maioria por homens.
2 – REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 – O FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES A principal preocupação de uma empresa no passado era dar retorno ao capital que foi investido ali pelos acionistas, e saber administrar bem os bens que ela tem em seu poder. Por bem de uma empresa, antes eram entendidos materiais, estoques, imóveis, enfim, tudo que pertence à empresa. Funcionários eram deixados de lado, uma vez que estes teriam um grau de rotatividade maior. Mas com o passar do tempo, de simples