A situação atual da mulher na sociedade contemporânea
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Ana Rita Ribeiro
Andréa da Silva Almeida
Gislene Vila Flôr de Oliveira
DESAFIO DA APRENDIZAGEM
Feira de Santana-Ba 2011
Ana Rita Ribeiro-RA
Andréa da Silva Almeida-RA
Gislene Vila Flôr de Oliveira-RA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Tutora: Danusa de Souza Rodrigues Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação do componente curricular Psicologia Social e Serviço Social do curso de Graduação em Serviço Social, 4º semestre da Universidade Anhanguera, pólo Feira de Santana.
Feira de Santana-Ba 2011
1-INTRODUÇÃO
A mulher, ao longo do tempo, vem assumindo um papel de grande importância em quase todas as instâncias no país, embora antes não era assim , considerada pela maioria dos homens. Não é novidade que a mulher foi por muito tempo procrastinada, tida como mero enfeite nos salões das cortes.
A submissão absoluta da mulher ao homem – primeiro ao pai e depois ao marido- foi duramente por muito tempo e ainda é assim em algumas regiões menos desenvolvidas, fato corriqueiro e normal, sem falar que toda responsabilidade doméstica ficava na responsabilidade da mulher, inclusive a criação dos filhos.
Porém, com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, as exigências complexas e múltiplas da vida moderna, a mulher passou a ter uma conscientização do seu valor e da sua importância dentro do grupo social, mostrando a riqueza das suas emoções, sua timidez, a sua docilidade, preocupação com as relações internas e externas e responsabilidade com a sua família e os afazeres domésticos.
A consolidação das Leis do Trabalho, cerca a mulher de atenção especial e a sua aceitabilidade nas diversas atividades no mercado de trabalho, porém homens e