Estudo de caso de uma industria de papel onde a supervisora
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
“UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA”
Luis Eduardo Magalhães
2011
“UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA”
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Produção textual individual
Profª. Lisnéia, Márcia, Sérgio e Adarly
Luis Eduardo Magalhães
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, serão tratados os conceitos importantes do tema, “Uma análise da família contemporânea”, e serão apresentados os tipos de famílias, seus arranjos existentes em nossa sociedade e verificar como a mulher chefe de família desse arranjo familiar supre a ausência paterna e de que forma assume a chefia familiar e o cuidado dos filhos ’.
FAMÍLA CONTEMPORÂNEA
O estudo da família contemporânea se justifica porque parte das transformações sociais mais contundentes das nossas sociedades atingem diretamente a família.
Isto ocorre tanto pela função que cabe a família dentro do processo de reprodução das sociedades, quando pelo fato de a família estar exposta a mudanças que ocorrem em outras instituições. Quando falamos da família formamos uma imagem imediata de um conjunto de pessoas ligadas por laços de consangüinidade que vivem juntos em regime de coabitação.
O estudo da família consiste na compreensão das variações que este grupo pode assumir, e vem assumindo, na nossa sociedade. Trata-se, portanto de identificar os tipos de família que existem. A maioria das famílias brasileiras vem experimentando uma perda relativa de importância no conjunto das famílias. Uma das configurações que a família vem assumindo corresponde à família monoparental, que, ao contrário da família nuclear, aumentou de forma contundente.
Os estudos sobre as famílias consistem no entendimento dos principais tipos de famílias.
• A Família Monoparental é aquela formada