Cabo coaxial
SENAI Projetista de Infraestrutura de Redes Alunos: Joelson Raimunda Silvia
TÓPICOS ABORDADOS...
Definição; Uso do Cabo Coaxial; Classificação dos cabos; Conectores; Interferências; Aterramento; Limitações; Vantagens; Desvantagens.
Os cabos coaxiais são cabos constituídos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados; uma camada isolante de plástico, chamada de dielétrico que envolve o cabo interno; uma malha de metal que protege as duas camadas internas e, finalmente, uma nova camada de revestimento, chamada de jaqueta.
USO DO CABO COAXIAL
Distribuição de Televisão
TV a Cabo
Está sendo substituído por fibra
Transmissões telefônicas de longas distâncias
Enlaces de redes locais de curta distância Ligações áudio Ligações rede de computadores Normalmente utilizado em instalações que envolvem prédios nos quais a rede se estende na vertical.
CLASSIFICAÇÃO DOS CABOS
10Base5(grosso): É um tipo mais antigo, usado geralmente em redes baseadas em mainframe. 10Base2(fino): É um tipo de cabo mais fino e por isso mais flexível que o 10Base5. RG-59/U: Usado na fiação de antenas de TV. RG-62/U: Pouco usado(redes Arcnet).
10BASE5
Ethernet - cabo grosso (50 ohms). Taxa de 10Mbps com sinalização em banda-base. Topologia em barramento. Máximo de 5 segmentos de 500 m. Conexão da placa de rede ao cabo por uma unidade ativa (transceptor): o conector-vampiro. A mordida (conexão) só deve ser feita nas marcas do cabo. Distância mínima entre transceptores de 2,5 m. Um segmento de cabo é contínuo, sem conexões que possam interromper o barramento.
10BASE2
Cabo fino Taxa de 10Mbps com sinalização em banda-base. Topologia em barramento. Máximo de 5 segmentos de 185 m. Total de 925m. Máximo de 30 nós por segmento (existem placas que permitem até 100 nós, por segmento). Cada ligação com a placa de rede utiliza um conector tipo T,