Cabo coaxial
De acordo com o site “Kerax” o cabo coaxial foi inventado pelo engenheiro e matemático Inglês Oliver Heaviside, que patenteou o projeto em 1880. É um cabo elétrico com um condutor interno cercado por uma camada isolante tubular flexível, com um condutor tubular externo e uma capa isolante externa. O termo cabo coaxial vem do condutor interno e da blindagem exterior que compartilham o mesmo eixo geométrico.
Segundo a NetBEUI (NetBIOS Enhanced User Interface), o cabo coaxial, ao contrário do par trançado, mantém uma capacitância constante e baixa, teoricamente independente do comprimento do cabo. Essa característica vai lhe permitir suportar velocidades da ordem de megabits por segundo sem necessidade de regeneração do sinal e sem distorções ou ecos, propriedade que revela a alta tecnologia já denominada.
De acordo com NetBEUI a conexão é mais difícil que a do par trançado, pois é feita através de conectores mecânicos, o que torna sua instalação mais cara.Além disso, os ruídos geralmente presentes em áreas urbanas e industriais são de baixa frequência, tornando as transmissões em banda básica mais susceptíveis a eles. Quanto ao custo, o cabo coaxial é mais caro do que o cabo par trançado, assim como é mais elevado o custo das interfaces para ligação ao cabo.
Conforme o Professor Mario Lemes Proença Jr do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) as suas medidas são:
* Impedância = 50 Ohm;
* Comprimento máximo por segmento de rede = 185 m;
* Número máximo de segmentos por rede = 5, todos inteligados através de Repetidores;
* Tamanho máximo da rede = 925 m;
* Número máximo de conexões ( estações ) por segmento, incluindo os Repetidores = 30;
* Número máximo de conexões em uma rede de 5 segmentos ( 925 m ) = 146;
* Comprimento mínimo de um cabo = 0,5 m;
* Conector utilizado nas conexões do cabo = BNC;
* Conector utilizado nas conexões das estações = T ( BNC );
* Os cabos são