A sexualidade e o plano de Deus
A sexualidade é parte fundamental no plano de salvação de Deus para a humanidade. Sem ela podemos dizer que não há salvação! Sem a sexualidade não seriamos humanos. E o Salvador se entregou para salvar justamente o gênero humano. Partindo de uma reflexão sobre a Sagrada Escritura usando um texto do livro do Gênesis: “Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra’. Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: ‘Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra’” (Gn 1, 26-28).
Quando meditamos sobre o fato de que Deus criou o homem e a mulher diferentes, vemos que essas diferenças, ou seja, as sexualidades masculina e feminina estão inseridas no plano de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica diz: “A sexualidade afeta todos os aspectos da pessoa humana, na sua unidade de corpo e alma; relaciona-se à afetividade, capacidade de amar e procriar, à aptidão de criar vínculos de comunhão com os outros” (CIC 2332). Podemos assim perceber que a sexualidade é muito mais do que a relação sexual. Inclui a afetividade, as formas que temos de expressar nossos sentimentos e a nossa capacidade de amar e de criar vínculos de amizade verdadeira. Nós exercemos a sexualidade em todo momento, em toda atitude, principalmente, quando amamos verdadeiramente o nosso irmão. Por ‘sexualidade’ entendemos o conjunto de características físicas, psíquicas, de personalidade que compõem o homem ou a mulher e que os determinam como tal, através das quais eles se relacionam com o mundo, com os outros e consigo mesmos. Desde a voz à maneira de pensar e encarar as diferentes situações da vida, tudo é