A Sexualidade Na Idade Moderna
Trabalho realizado na âmbito da disciplina de História A.
Catarina Esteves n.º4
Dina Ferreira n.º17
10.º C
Introdução
A Sexualidade é algo amplo, que envolve fatores sociais e emocionais.
Acontece entre seres de sexo diferente, ou até do mesmo sexo.
Vamos falar um pouco da Idade Moderna .
Idade Moderna
Neste período a razão ganha forças, e por conta disso todos os seres humanos são iguais pela razão. É admitido que a mulher é um ser racional, porém acreditam que o homem é mais racional, podendo assim ser superior.
Idade Moderna
A figura feminina toma outro rumo na Idade
Moderna, começou a conquistar novos espaços, possui a doçura, a compaixão e o amor materno que são virtudes inatas, por isso lhe cabem os serviços filantrópicos e de administração do lar. A sua educação não se resume só nos afazeres domésticos, agora fazem aulas de etiqueta, para aprender como ser uma boa dama.
Idade Moderna
As mulheres ganham força, passam de condição de inferioridade a de igualdade, de passiva a ativa nas relações sociais, podendo assim opinar no casamento. As mulheres já não se casavam jovens, como nos tempos antigos. Mas ao homem era pedido que ao menos sustentasse a família.
Idade Moderna
O discurso utilizado na Idade Média que o casamento era uma união abençoada por Deus, e por isso indissolúvel, foi sendo substituído na Idade
Moderna. Tomaram novas ideias, como o divorcio, pois estavam numa época em que o adultério era muito comum, havendo muitos bastardos.
Idade Moderna
Com a evolução da medicina, comprovou-se que a mulher era fértil e que participava na fecundação com contribuição igual ao homem.
A invenção do preservativo foi um grande avanço, que é até continuado a ser utilizado na atualidade.
Tendo sido usado como proteção contra a sífilis, a sida e outras doenças transmissíveis.
Idade Moderna
A prostituição era algo tolerável. As prostitutas ganharam as ruas e as praças, haviam bordéis e, frequentar esses locais não trazia