A seleção: um momento de decisão
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
REFERÊNCIA: VERGUEIRO, W. A seleção: um momento de decisão. In.: Seleção de Materiais de informação: princípios e técnicas. Brasília/DF: Briquet de Lemos, 1995. p. 4-11.
O texto de Vergueiro explora uma questão de grande relevância para os profissionais da área da informação que é seleção (de livros, periódicos, fitas, e/ou outro material que contenha informação registrada. Para o bibliotecário a seleção é de fundamental importância porque a ela é atribuída o valor de poder, de decisão.
O autor destaca que, a seleção para aquisição de acervos para as bibliotecas não depende apenas do bibliotecário, mas principalmente do próprio usuário que atua no processo de seleção e, em muitas vezes, será dele a decisão final. O bibliotecário deverá sempre participar com seu conhecimento de coleção, propondo uma direção coerente para o acervo e garantindo que os objetivos para ela estabelecidos não se percam com o passar do tempo.
Vale ressaltar ainda, que não depende apenas do bibliotecário todo o processo de seleção para aquisição de documentos, mas que existe todo um trabalho burocrático que interfere para tal aquisição. Vergueiro cita alguns fatores que impossibilitam tomar as decisões de maneira eficiente para a atividade de seleção, como: a imprevisibilidade das verbas, às vezes personagens do sistema informacional (prefeitos, secretários, diretores, superiores hierárquicos e outros). Estes acabam tomando para si o poder consentido ao bibliotecário que fica a contemplar outras decisões que não contribuiria muito para os usuários.
O texto é de extrema importância para os alunos de biblioteconomia, pois destaca a relevância do profissional bibliotecário na tomada de decisão dentro das bibliotecas, no que diz respeito a seleção de materiais informacionais. Também, apresenta aspectos que interferem nessa atividade. Mostra ainda, que o usuário tem um