A saga de karl marx
Karl Marx
Este trabalho tem como objetivo o abordar da vida e obras de Karl Marx, um sociólogo do século XIX.
Sumário
Introdução 4
Biografia 5
Mais Valia 6
Fetiche da mercadoria 8
As Influências 9
Alienação 11
Produção e Reprodução 12
Conclusão 13
Referências 14
Introdução
Karl Marx é considerado um dos maiores e melhores pensadores já existentes. Infelizmente, seus ensinos não foram postos em prática na vida e no mundo, até por que muitos deles exigiam mentes muito mais avançadas e desenvolvidas que as nossas para fazê-lo, como a vida comunista ou até melhor, anarquista. No entanto, não conseguimos viver sem um “chefe”, alguém que nos lidere e essa é uma característica que nos “diminui”.
Além desses grandes ensinos, Marx, baseado no que via em países como França, Inglaterra, que se industrializavam e cresciam absurdamente – explorando trabalhadores e infringindo normas de caráter, pois passavam por cima de tudo e de todos em busca de destaque e do lucro – desenvolveu novas formas de trabalho, visando a divisão igualitária para todos, compensando assim seu trabalho no mês todo (com o salário e boas condições de vida), o que ajudaria a todos, desde os operários, aos chefes.
Porém, a mais-valia e destaque falavam mais alto nesses homens e, por isso, tanto nos grandes, como nos trabalhadores “menores”, o desejo de crescimento e de aparecer perante a sociedade era enorme, provocando desta forma uma competição animalesca. Era disso que Karl Marx falava, pois essa forma de vida é absurda e os seres humanos não deviam se submeter a isto. Todavia, nem todos pensam dessa maneira, o que impele os outros a agir da mesma forma e compensar o que “perdem” pensando assim.
Baseados nos ensinos de Marx, encontramos grandes lideres mundiais que, de inicio, pelo menos,