rascunho tcc1
518 palavras
3 páginas
FACULDADE PINHEIRO GUIMARÃES HABILITAÇÃO JORNALISMO
ESPETACULARIZAÇÃO DA NOTÍCIA NA TRAGÉDIA DE REALENGO
RIO DE JANEIRO, 2014.
BRUNO RAFAEL MAGALHÃES
ESPETACULARIZAÇÃO DA NOTÍCIA NA TRAGÉDIA DE REALENGO
Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, Faculdade Pinheiro Guimarães
Professora orientadora: Shirley Torquato
RIO DE JANEIRO, 2014.
Escolha do tema: Espetacularização da notícia na tragédia de Realengo, através da mídia.
Delimitação do tema: Como o jornal sensacionalista Expresso tratou do caso.
Problematização: este trabalho tem como objetivo a importância de se observar como um jornal sensacionalista trabalha com os dramas da vida social.
Pressuposto teórico: O autor Douglas Kelner em sua obra, Cultura da Mídia, discute a forma que a mídia cria formas de dominação ideológica para reiterar as relações de poder vigentes, induzindo os indivíduos a identificarem-se com as relações (identificação dos indivíduos com características da mídia e não da mídia com características do povo).
Autor Álvaro Caldas, o livro Deu no Jornal, fala da das dificuldades de manter o jornalismo impresso diante das atuais tecnologias, logo eu pensei: “Seria esse sensacionalismo uma ferramenta de manter esse tradicional meio de comunicação?
Objetivos: Mostrar que em algumas coberturas jornalísticas o fato gerador da matéria pode influenciar na maneira com que os veículos tratam o receptor, não todos. Alguns enxergam a oportunidade de lucro, deixando a informação de lado para espetacularizar o tema.
Hipóteses: Sugiro a hipótese de tentar-se uma maior identificação dos profissionais com as técnicas acadêmicas, mais imparcialidade, simplicidade, menos sensacionalismo, maior conscientização dos donos e a