A Saga- Conto de Sophia de Mello Breyner Andersen
Eu vou apresentar o conto "A saga". Primeiro vou apresentar uma breve biografia da autora, depois um pequeno resumo e análise do conto e , por último vou explicar o título e relacionar o conto com uma imagem e com a atualidade e apresentar a minha opinião pessoal.
Sophia de Mello Breyner Andersen
-Nasceu no Porto, no dia 6 de Novembro de 1919.
-Estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa, que foi onde passou maior parte da sua vida.
-Faleceu em Lisboa, no dia 2 de Julho de 2004.
Esta autora é considerada uma das poetisas e escritoras mais importantes da Literatura Portuguesa e, por isso, recebeu vários prémios, entre os quais:
-Prémio Camões (1999);
-Prémio Poesia Max Jacob (2001);
-Prémio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana.- que é um dos prémios mais prestigiados na poesia.
-Algumas das suas obras que se destacam são:
-O nome das coisas (1977);
-A Fada Oriana- que é um conto para crianças (1958)
-O livro a que pertence o conto que eu vou apresentar- Histórias da Terra e do mar (1984)
Resumo do conto
O conto relata a história de um rapaz chamado Hans, que vivia no interior da ilha de Vig e que tinha uma paixão muito forte pelo mar e sonhava ser marinheiro. No entanto, o seu pai não o deixava seguir o seu sonho, pois os seus irmãos tinham falecido num naufrágio e tinha o medo que acontecesse o mesmo com Hans. Como viu que o pai não o apoiava, ele decidiu fugir num cargueiro inglês, mas logo após a sua 1ª paragem abandonou o navio, porque teve uma discussão com o capitão desse navio. Hans ficou perdido numa cidade desconhecida durante 4 dias até que um homem chamado Hoyle acolheu-lhe e tratrou-o como se fosse um filho. Os anos passaram e ele tornou-se capitã, herdando tudo de Hoyle e ia escrevendo cartas para a sua mãe dizendo que um dia ele ia voltar a Vig, mas a sua mãe respondia sempre que o seu pai não o iria receber. Anos mais tarde, Hans já estava velho e, antes de morrer pediu que construíssem um navio naufragado em cima