A revoluçao industrial
História
Aluna: Raquel Borges N: 27 Turma:2008
Professor: Jose Mauro
Local: Niterói Data: 27/05/2013
A Revolução Americana
Índice
Introdução: 5
Desenvolvimento:6,7,8
Conclusão:9
Bibliografia:10
4
Introdução:
Eu inicio o meu texto falando sobre a revolução industrial, que foi um marco na história. Achei que fosse difícil encontrar sobre esse tema, mais esse é um dos temas mais falados na história.
5
Desenvolvimento:
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
Ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
Antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar