A revoluçao industrial
Surgiram diversos movimentos trabalhistas que visavam à melhoria de vida e a aquisição de direitos. Havia violência, vandalismos, revoltas populares por causa das más condições de trabalho e diversos outros fatores precários, que até conseguiram conquistar vários direitos, interferindo na política da época.
Mesmo a Revolução Industrial possuindo fatores positivos como a baixa do preço das mercadorias, o aceleramento do ritmo de produção, houve também inúmeros fatores negativos, considerando a revolução naquela época sendo uma desgraça do século. Seus problemas acarretaram desempregos, condições precárias de trabalho, aniquilação da dignidade humana, além do aumento de poluição, como a poluição ambiental, sonora, acontecendo também outro aumento, desordenado em massa, das cidades. Nesse aspecto, até hoje o desemprego é problema em países desenvolvidos, como sequela dessa revolução industrial mundial.
Podemos ter em nossa convicção que o marco da revolução industrial está contido na substituição das ferramentas humanas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz, e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril. É realmente uma revolução sim, derivada do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, em um processo de transformação evidentemente acompanhado de uma notável evolução tecnológica, que fez as grandes potências da Europa, Ásia e América concorrerem entre si, promovendo crescimentos internos, expandindo os meios de produção, de locomoção, de comércio. Prática acontecida que até hoje domina nessas grandes potências mundiais.