Supermercado
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em um estudo de caso sobre o supermercado Super Lagoa, sob uma abordagem qualitativa, e tem como objetivo, propor melhorias que venham a ser colocadas em prática pela a empresa. Através de uma análise descritiva da organização e seu composto mercadológico, foi feita uma avaliação sistemática de suas potencialidades e fragilidades e em seguida, traçado um diagnóstico situacional. Ao fim deste diagnóstico, elaborado um plano de ação, usando o método 5W2H, com o intuito eliminar/minimizar as fragilidades encontradas.
10
1
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
1.1
Razão social e nome de fantasia
A empresa estudada foi constituída sob o nome de WMN Comercial de Alimentos LTDA, cujo nome fantasia é Super Lagoa. O nome “Super Lagoa” dá-se pelo fato de que a primeira loja inaugurada está localizada em frente à Lagoa de Parangaba.
1.2
Ramo de negócio
A empresa atua no segmento varejista, mais especificamente no ramo supermercadista. Para Kotler (2000, p. 541) o supermercados são “operações de autosserviço relativamente grandes, de baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza doméstica”.
1.2.1 Aspectos jurídicos
O Super Lagoa é por natureza uma sociedade por quotas com responsabilidade limitada (LTDA). De origem familiar, a empresa tem como sócios pai e filho, cujo pai, Marco Antônio Moura, detém maior parte do capital investido, sobre seu filho Marco Antônio Moura Filho. Em seus aspectos fiscais e tributários, constatou-se que a empresa é optante pelo Lucro Real Trimestral. A cada trimestre deve-se levantar um balanço acumulado dos últimos três meses e apurar o Imposto de Renda e a Contribuição Social.
1.3
Missão visão e valores
Missão: Ser o supermercado preferido das famílias por meio da excelência no atendimento, produtos e operações, agregando valor à marca, proporcionando
11
felicidade e