A Revolu O Francesa
Chamamos de ‘Revolução Francesa’ o movimento político e social que aconteceu em meados do século XVIII - Entre 1789 e 1799 -, na França. Foi responsável por uma série de transformações neste país, e ficou conhecida por ter contado com a participação de uma vasta gama de pessoas – Unindo todas as classes sociais em prol de um mesmo objetivo.
Tida como o fim da Idade Moderna e inicio da Era Contemporânea, a Revolução Francesa desenvolveu-se num cenário complexo da época; A França havia acabado de se livrar da estrutura retrógrada proveniente do Antigo Período e estava ás voltas com os ideais Iluministas que desencadearam, algum tempo mais tarde, a própria revolução.
Podemos classificar a desigualdade social como uma das principais características da França de XVIII; Na época, todo o território nacional era composto por milhares de pessoas, divididas em uma pirâmide: No topo estava o Alto e Baixo Clero – Contando com bispos, abades e cônegos, cujo capital provinha de dízimos e fortunas arrecadadas pela Igreja, até chegar aos padres e pequenos sacerdotes, que em geral atuavam nas áreas mais carentes da cidade. Um pouco mais abaixo na pirâmide estava a nobreza, formada por cortesãos e nobres falidos – que se mantinham às custas de taxas cobradas de camponeses –, e por nobres burgueses, com seus cargos políticos e administrativos. Por fim, na base da pirâmide estava o restante da população – Cerca de 25 milhões de pessoas – divididas em uma série de grupos sociais, entre eles, trabalhadores, camponeses, servos, aprendizes de ofícios, assalariados, comerciantes, artesãos, médicos, advogados, professores, banqueiros, e até mesmo desempregados e marginalizados.
Além dos problemas sociais, a França passava por uma grande crise econômica que se manifestava principalmente nos setores alimentícios, têxtil e das finanças públicas. Não demorou muito para que a população reconhecesse a necessidade de mudanças – E este principio se firmou no pensamento