A Revolu o Francesa
A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento na história da nossa civilização. Inspirada pelos ideais iluministas (cunhada pelo filósofo e pensador suíço Jean-Jacques Rousseau), a sublevação do lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” ecoou em todo o mundo, derrubando regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Considera-se a Revolução Francesa de 1789 o maior acontecimento político e social da história contemporânea, que fez por encerrar a sociedade feudal, abrindo caminho pra a modernidade.
A situação da França do século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. Quem se opusesse a tirania do rei era preso na Bastilha ou condenado a guilhotina.
A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, desejavam melhores condições de vida e trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
Tamanha era a insatisfação popular, que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luís XVI.
A Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma à garantir seu domínio social e capitalista.
Esses ideais foram absorvidos pelos constituintes brasileiros, que incluíram, na atual Constituição Federal, uma extensa relação de direitos e garantias individuais e coletivas, limitando a interferência do poder estatal na vida e dignidade do cidadão, como por exemplo, as disposições sobre a cobrança de tributos (arts. 145 a 162).
Desde os princípios básicos – que sancionam a separação dos poderes (art. 1º ao 4º) – passando pelos direitos e garantias dos cidadãos no âmbito social, político e econômicos (arts. 5º ao 17), até chegarmos à proteção do meio ambiente e de nossas