A REVOLU O FRANCESA
1789 - 1799
INTRODUÇÃO
A Idade Contemporânea começa com a Revolução Francesa, a partir de 1789, e se estende até os dias de hoje.
Esta revolução representa a derrubada do poder absoluto dos reis, o Absolutismo, e a tomada do poder político pelos burgueses.
A revolução na França em 1789 foi um processo complexo repleto de reviravoltas, mas ao final a burguesia conseguiu acabar com o Absolutismo, tomou o poder e expandiu os ideais revolucionários pelo mundo, incluindo o Brasil até então colônia de Portugal.
Considerada um dos marcos da História o evento revolucionário francês é considerado pelos historiadores um divisor de águas na linha do tempo histórico dada a sua importância que modificou a base do poder político e social na França.
Sob o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" de fundamentação ideológica Iluminista, a burguesia junta-se ao povo e pega em armas contra a nobreza pondo fim aos privilégios de nobres e do clero, liquidando as instituições feudais do Antigo Regime.
ANTECEDENTES
No final do século XVIII a sociedade francesa estava dividida politicamente em três ordens:
O Primeiro Estado composto pelo Clero;
O Segundo Estado era da Nobreza, os mais privilegiados;
Terceiro Estado que, correspondia a mais de 90 % da população composto de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.
Nesta época a França atravessava graves dificuldades econômicas que repercutiam mais perversamente sobre o Terceiro Estado da sociedade;
Além do elevado endividamento externo, o país sofria com as péssimas safras agrícolas e setor industrial abalado pela eficiente concorrência dos produtos da Inglaterra.
O cenário de fome na zona rural, prejuízos no comércio e falta de trabalho nas cidades compunham o drama da França do século XVIII.
Como solução os ministros de Luis XVI adotaram uma receita clássica: cobrar mais impostos.
E ousaram incluir no rateio os nobres e clero, até então isentos de tributos.
Esta solução desagradou as classes dominantes