A Revolu O Farroupilha
Farroupilha
Julia Tavares e Mariana Souza – INSL
A Revolução Farroupilha ocorreu no Brasil e durou dez longos anos (1835-1845), teve seu inicio do Rio Grande do Sul , foi comandada pela burguesia da época que era formada principalmente por fazendeiros de gados poderosos. Estes fazendeiros faziam aproveitamentos da população pobre nas guerrilhas, os usavam como apoio durante combate.
O Rio Grande do Sul abordou diversos conflitos desde o século anterior, para que houvesse o fim desses conflitos o governo brasileiro devia interferir e incentivar a economia da região, como remissão aos danos anteriormente causados por portugueses e espanhóis no século XVII. Outrora não seria isso o que estava acontecendo, a revolução deu-se principalmente em decorrência a taxas altíssimas cobradas pelo governo.
Em 1821 o governo começou a impor altíssimas cobranças de taxas para produtos vindos do Rio Grande do Sul, como chás, charque, couro, ervas e sebo, elementos muito peculiares da região. Mais tarde então houve o aumento gradual da taxa de importação do sal, combinado com a taxa extorsiva do charque gaúcho, foi então que a população se deparou como o que menos precisavam, mais impostos. Além disso, as tropas que lutavam nas revoluções eram gaúchas e os comandantes destas, vinham do centro do país, o que causou ainda mais desentendimentos, ocasionando uma grande revolta por meio elite da Rio Grande do Sul também. Segundo o historiador Moacyr Flores, "Foi uma guerra iniciada pelos grandes proprietários rurais, chamados estancieiros. O Império, que já cobrava impostos das propriedades urbanas, decidiu cobrar impostos sobre as propriedades da zona rural". E Também, de acordo professor, a população de Porto Alegre foi a favor da cobrança feitas na zona rural, pois pequenos proprietários da capital eram taxados. "Por que não os grandes estancieiros?". Por estes motivos, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves tomam o poder de porto alegre, expulsando o