Revolu O Farroupilha
Local e duração:
Ingrid: Guerra dos farrapos, também conhecida como Revolução Farroupilha, foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a primeiro de março de 1845.
Objetivos:
Adrielle: Com a independência da Província Cisplatina (atual território do Uruguai) do Brasil, gerou uma série de problemas para os sul-rio-grandenses, porque além de privar os fazendeiros gaúchos das terras uruguaias e consequentemente da pastagem da região, fizeram-nos ganhar concorrentes comerciais, uma vez que, os produtos vindos do Uruguai eram mais baixos do que os produzidos no Rio Grande do Sul. Como o governo brasileiro se negou a aumentar a taxação sobre os produtos vindos do exterior e com o Rio Grande do Sul sofrendo uma taxa de 15% sobre o valor de seus produtos, logo o charque e entre outros produtos feitos no Rio Grande do Sul não tinham mais compradores. Ingrid: Esse fator associado à centralização do poder no Rio de Janeiro, fez com que em 1835 os fazendeiros gaúchos dessem início à Revolução farroupilha, cujos principais objetivos eram a separação da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul do restante do Brasil e a implantação de uma república na região.
Quem participou e como a revolta se desenvolveu:
Adrielle: A revolta foi iniciada pelo líder da Guarda Nacional, Bento Gonçalves, que apoiado por outros fazendeiros sul-rio-grandenses e líderes militares da região, invadiu Porto Alegre e exigiram a deposição do presidente Fernando Braga, por acusar os liberais extremados de planejarem separar o Rio Grande do Sul do Império Brasileiro. E foi nomeado ao cargo Araújo Pinheiro, já que o vice-presidente Marciano Pereira Ribeiro era simpático ao movimento e desejava autonomia à província.
Ingrid: Essa situação dividiu os Farroupilhas. Uma parte queria que a revolta acabasse, e os mais exaltados, entre eles Bento