A responsabilidade social das entidades
A responsabilidade social é um tema que se torna cada vez mais importante, pois as empresas estão tomando consciência a respeito deste assunto e consequentemente, estão dando mais ênfase no decorrer de cada exercício. Mas afinal, o que é responsabilidade social? Segundo Milano; et al (2002, p.10), entende-se como responsabilidade social:
[...] a conduta ética e responsável adotada pelas empresas na plenitude das suas redes de relações, o que inclui o universo de seus consumidores, fornecedores, funcionários, acionistas, comunidade em que se inserem ou sobre a qual exercem algum tipo de influência, além do governo e do meio ambiente. Em outras palavras, são pressupostos da responsabilidade social os adequados cumprimentos de toda legislação (trabalhista, fiscal, ambiental, direitos do consumidor) e a postura ética em todas as relações (governo e comunidade), não sendo possível ser socialmente responsável burlando a lei ou usando artifícios para escapar aos valores morais e éticos.
Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
Assim, surge o Balanço Social para mostrar o que as empresas estão realizando de atividades socialmente responsáveis.
Então se pode dizer, que os principais setores da responsabilidade social de uma empresa são: o apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua; preservação do meio ambiente; garantia ao bem estar dos funcionários e dependentes num ambiente de trabalho agradável; promoção de um