A importância da responsabilidade social na empresa e na sociedade em que esta atua
REBECA SÓRIA DOS SANTOS
Orientador: Profº Francisco Samuel V. Boas
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 3
2. TEMA/PROBLEMA 4
3. OBJETIVO 4
GERAL
ESPECÍFICOS
4. JUSTIFICATIVA 4
5. HIPÓTESE 5
6. METODOLOGIA 5
7. REFERENCIAL TEÓRICO 5
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. APRESENTAÇÃO
"Participar da comunidade vai ser fundamental para as empresas que quiserem fazer a diferença daqui para a frente" (palavras de Dori Ives, Presidente da Business & Community Services).
A Responsabilidade Social vem ao longo do tempo firmando-se. Aqui se pretende mostrar a importância que a Responsabilidade Social tem tanto nas empresas que a executam quanto para a sociedade que recebe os benefícios.
A partir da década de 1990 começa a existir um interesse crescente do setor privado nas questões sociais: tem início a responsabilidade social. O conceito de responsabilidade social é recente no Brasil e as empresas que admitem suas responsabilidades sociais ainda são poucas. A responsabilidade social é importante porque a empresa gira em função da sociedade e do que a ela pertence, devendo em troca, no mínimo, prestar-lhe contas da eficiência com que usa esses recursos. O desempenho da empresa depende da utilização dos recursos naturais, renováveis ou não, que não pertencem à empresa, mas à sociedade. As empresas devem contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio de ações para suas principais carências em termos de serviços e infra-estrutura de caráter social.
A responsabilidade social interna focaliza o público-interno da empresa, seus empregados e seus dependentes. O seu objetivo é motivá-los para um ótimo desempenho, criar um ambiente agradável de trabalho e contribuir para o seu bem-estar. Com isso a empresa ganha a sua dedicação, empenho e lealdade. Os ganhos de produtividade são enormes. A responsabilidade social externa tem como foco a comunidade mais próxima da