Núcleo
Estruturas extracelulares, adesão & junção celular
Núcleo Celular
Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Núcleo
Estrutura • 2 unidades de membrana • membrana interna → lamina nuclear • membrana externa → com ribossomos,
continuidade com o REG. • cisterna perinuclear contem as mesmas proteinas presentes nas cisternas do RE. • EN e uma porçao especializada do RE.
Poros Nucleares
as membranas do EN sao interrompidas por poros que
se formam com a fusão da membrana interna e com a membrana externa. quantidade de poros varia com o tipo de celula e com o seu estagio funcional, ex: - celulas embrionarias → alta atividade de sintese proteica → maior quantidade de poros. - espermatozoide maduro → célula com baixa quantidade de poros. atividade metabolica → menor quantidade de poros.
Complexos de poro Funcao moleculas pequena → transporte passivo moleculas grandes → transporte ativo →
atraves de receptores presentes nas membranas do EM ocorre o reconhecimento dos RNAs e proteinas.
Nucleoplasma → porcao aquosa constituida por proteinas, RNAs, nucleosideos e ions,
onde estao mergulhados nucleolo e cromatina.
Núcleo Celular
Uma célula em intérfase, isto é, que não está se dividindo, apresenta os seguintes componentes: ·1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas com poros, onde há intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. ·2. Nucleoplasma, Cariolinfa ou Suco Nuclearé uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas. ·3. Nucléolo - Trata-se de um corpúsculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o suco nuclear, rico em RNA ribossômico.
Núcleo Celular
· 4. Cromatina - representa o material genético, com proteínas e moléculas de DNA. Têm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos, denominados cromonemas. Esses apresentam regiões condensadas