A responsabilidade ecol gico
Introdução
O meu trabalho tem como principal objectivo destacar a crescente importância da responsabilidade social neste mundo empresarial em que nós vivemos para obter sucesso e a melhoria da imagem das empresas perante a sociedade em geral. Este trabalho não pretende esgotar o tema, mas, apenas chamar a atenção para o conceito de responsabilidade social empresarial, na medida em que é cada vez mais evidente que o sucesso económico e financeiro mundial está inevitavelmente ligado ao desempenho social e ambiental das empresas. Deste modo as empresas devem combater a corrupção, respeitar os direitos humanos, o meio ambiente e gerir as suas acções com base em valores e princípios éticos contribuindo para uma sociedade mais justa.
Este tema foi escolhido no propósito de ser um tema interessante, nunca antes estudado por mim e onde poderei adquirir novos conhecimentos sobre esta matéria.
Conceitos fundamentais
Responsabilidade social – comprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas, como exemplo, para a sociedade em geral.
Meio ambiente – É a realidade física e orgânica de um espaço, que pode compreender tanto um ecossistema com toda a biosfera.
Serviços ambientais - São os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interacções que ocorrem dentro do ecossistema.
A nossa responsabilidade
Nós, seres humanos e racionais somos responsáveis pela natureza. Embora, a actualidade mostra-nos que o desenvolvimento da humanidade faz-se à sua custa, sendo um desses exemplos a industrialização, consequência do progresso tecnológico e evolução do homem ao longo dos tempos. Essa industrialização entre muitos outros casos, origina a degradação da biodiversidade, pondo em risco o equilíbrio ecológico como a cadeia alimentar como maior dos exemplos. O planeta cada vez mais revela-nos sinais de desequilíbrio ambiental consequentes da intervenção humana e consumo excessivo de recursos naturais. O homem