A Resistência À Condição de idoso
A maioria das pessoas não gosta que lhes seja dito o que fazer ou como se devem comportar perante um determinado cenário. No caso de um idoso obstinado é ainda pior por que, geralmente, uma pessoa casmurra coloca barreiras ao que lhe é dito e recusa toda e qualquer opinião que vá contra as suas ideias. À media que uma pessoa caminha para a velhice, o seu estado de saúde fica enfraquecido e debilitado e é natural que não consiga desempenhar determinadas tarefas a que antes estava habituado. Nestas circunstâncias o idoso precisa de auxílio, pois pode cometer erros que se podem revelar fatais. No entanto, convencer um idoso a executar tarefas como tomar os medicamentos, ir ao médico, ou até mesmo fazer algum tipo de exercício pode revelar-se uma tarefa hercúlea para quem está a cuidar dessa pessoa. Pior ainda é quando é um filho que está a cuidar do seu pai, os laços familiares fazem com que a resistência seja maior. Uma pessoa teimosa coloca maiores entraves à aceitação de ordens e recomendações de um filho, porque foram eles que estiveram sempre na liderança e na tomada de decisões e não querem perder a sua independência. Um filho quer apenas o melhor para o seu pai, contudo esta inversão de papéis pode conduzir ao conflito entre pais e filhos, conflito esse que só é sanado através da compreensão e do diálogo.
Como lidar com um idoso teimoso
Para lidar com um idoso teimoso existem técnicas especificadas que podem ser utilizadas de forma a defender o interesse de todos os intervenientes. Contudo, ao aplicá-las deve privilegiar o diálogo, ser assertivo no seu discurso e, acima de tudo, compreensivo. Conheça-as em seguida:
Aja de acordo com a sua posição: independentemente de ser um filho, enfermeiro ou pessoa particular que está a cuidar de um idoso, deve agir de acordo com a sua posição, pois ser-lhe-ão exigidas responsabilidades e poderá ser acusado de negligência, caso alguma coisa de mal aconteça à pessoa