A importancia da atividade fisica na terceira idade
A população de idosos está atualmente ocupando um espaço muito importante em nossa sociedade, o aumento dessa população é uma realidade. Dado este fato, em nosso país começa a surgir certa preocupação em diversos setores, no sentido de não desampará-los dando-lhes melhores e maiores assistências mediante as necessidades características dessa faixa etária.
Porém antes de iniciarmos qualquer discussão acerca da importância da atividade física na terceira idade é importante compreendermos o que é envelhecimento e suas características.
O envelhecimento é uma preocupação constante do homem em todos os tempos. Em nossa sociedade o envelhecimento é rejeitado e o homem não se conforma com sua evidência, ou mesmo não aceita sua condição “não jovial”, por este motivo a terceira idade desperta sentimento negativo como piedade, medo e constrangimento (AZEVEDO, 1998), porém não há como rejeitar a velhice, já que ela é um processo inerente à vida, mas não necessariamente sem qualidade.
Para compreendermos melhor tal processo, tomemos como referencial a Organização Mundial da Saúde (OMS) que se utiliza de parâmetro cronológico apenas, considerando que idosa é a pessoa com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento, no entanto o envelhecer, sob o ponto de vista de alguns pesquisadores, pode ser visto como um processo biológico, patológico, sócio-econômico ou psicossocial.
Desta forma o envelhecimento humano é definido como um processo natural, irreversível, atinge todo o copo e provoca uma perda estrutural e funcional progressiva do organismo. O processo de envelhecimento traz consigo várias alterações fisiológicas, como por exemplo, progressiva atrofia muscular, fraqueza funcional, descalcificação óssea, aumento da espessura da parede de vasos, aumento do nível de gordura, diminuição da capacidade coordenativa, dentre outras.
Todo este processo é acompanhado de