A Repúbblica de Platão
Jul./Dez. 2007, v. 09, n.02,p. 95-101
A EDUCAÇÃO NO LIVRO VII DA REPÚBLICA DE PLATÃO
Heloísa Mesquita Fávaro*
Reginaldo Aliçandro Bordin**
*Acadêmica de Direito e bolsista do projeto de Iniciação Científica do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: m.favaro@brturbo.com.br
**
Docente de filosofia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR; Mestre em Fundamentos da Educação pela UEM - Universidade Estadual de Maringá.
E-mail:r.a.bordin@uol.com.br
1
“Esse termo, que, nas suas origens e na sua acepção comum, indica o tipo de formação da criança (pais) mais idôneo a fazê-la crescer e tornar-se homem, assume pouco a pouco, nos filósofos o significado de formação, de perfeição espiritual, ou seja, de formação do homem no seu mais altovalor” (REALE, 1995, p. 194).
RESUMO: O presente trabalho procurou estudar a educação em Platão, especialmente na “Alegoria da Caverna”, texto que expressa suas principais concepções filosóficas e pedagógicas. Platão deu importante contribuição para a educação, em vista de sua finalidade: preparar o homem para o exercício da vida pública, além de outros agentes de manutenção social. Em seu programapedagógico, propôs esmerada formação filosófica e moral aos que iriam conduzir o Estado, para melhorá-lo, enquanto o ensino da música, da matemática e dos exercícios físicos eram elementos obrigatórios na educação dos que iriam defender a coletividade. O mínimo de conhecimento era oferecido aos responsáveis pela manutenção econômica. Com essa proposta, Platão deu um novo direcionamento pedagógico ao homem grego, ao privilegiar uma educação que enfatizava a formação intelectual e moral, uma vez que pretendia qualificar o homem para participar efetivamente da vida social - inclusive como chefe de Estado - segundo suas próprias necessidades.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Platão; Antigüidade.
EDUCATION ON REPUBLICS BOOK 7 OF PLATO
ABSTRACT:The present paper aimed at studying Education on