Vida de Sócrates (futebolista)
Como futebolista, Sócrates é considerado como um dos maiores do futebol brasileiro2 e, segundo a FIFA, um dos maiores do futebol mundial. 3 Maior ídolo do Corinthians - ao lado de Luisinho, Cláudio, Roberto Rivellino, Neto, Teleco, Marcelinho Carioca, Ronaldo Fenômeno e do Botafogo de Ribeirão Preto 4 , ao lado de seu irmão Raí e Zé Mario.
Sócrates notabilizou-se também por sua militância política, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas já!.
Era irmão de outro famoso futebolista, Raí. Ambos foram capitães da Seleção Brasileira de Futebol.
Sócrates também atuou como técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral.
Biografia[editar | editar código-fonte]
Primeiros anos[editar | editar código-fonte]
Sócrates recebeu esse nome porque seu pai que era apaixonado por literatura, e estava lendo A República de Platão, na época do nascimento do filho. A família, originária de Messejana, Ceará, vivia em Igarapé-açu, Pará, quando o pai, funcionário público federal, foi transferido, mudando-se para Ribeirão Preto.5
Em Ribeirão Preto, ingressa no colégio dos Irmãos Maristas, onde começa a prática esportiva e se apaixona pelo futebol. Socrates torcia pelo Santos.
Aos dez anos assiste a uma cena que influenciaria sua visão de mundo: vê o pai queimando seus amados livros, logo após o golpe militar de 1964.
Quando Sócrates completa doze anos, sua numerosa família já está completa, com seus cinco irmãos - Sóstenes, Sófocles, Raimundo filho, Raimar e Raí, então com um ano de idade.
Aos dezesseis jogava no time juvenil do Botafogo Futebol Clube de sua