A representatividade das ciências sociais na sociedade.
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
TÍTULO: A REPRESENTATIVIDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA SOCIEDADE.
Recife, 25 de novembro de 2012.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade, através de uma pesquisa acadêmica, de mostrar a importância da Sociologia, sua finalidade, analisar o comportamento humano em sociedade, as culturas existentes e os valores sociais. É importante questionar quanto é desafiador um estudo sobre a Sociologia, devido a sua complexidade como ciência humana, uma vez que através dela estudam-se os fenômenos sociais ou naturais em busca de solucioná-los.
DESENVOLVIMENTO
Quando estamos estudando a sociologia e falamos em cultura, logo pensamos que se trata de conhecimento ou vice-versa; isto nos causa um grande conflito, pois para esclarecermos o conceito de um ou do outro se faz necessário que tenhamos cuidado, para não gerar dúvidas em pessoas cultas e principalmente nas leigas no assunto.
Na verdade o que entendemos sobre Cultura? Podemos dizer que entendemos o que Cientistas sociais como Alfred Kroeber e ClydeKluckhohn, que em seus estudos encontraram mais de 160 formas para definir ¨ Cultura¨. Em Roma, a palavra ¨colere¨ derivada do latim significava:¨cultivar¨, e era usada no contexto da agricultura, sentido este que em alguns momentos continuam na era contemporânea. Já na Alemanha a palavra ¨Kultur¨, entretanto, está mais voltada às artes do tipo: música erudita europeia. Na Inglaterra e na França entre os séculos XVIII e XIX , o termo cultura foi confundido com a conotação de Civilização e era voltado basicamente para ideais de: Educação, desenvolvimento, comportamento das elites, bons costumes e etiqueta. Após rever vários artigos de diversos autores, a definição que mais se enquadra no presente trabalho é a de Edward B. Tylor, onde ele diz que cultura é: “aquele todo complexo que inclui o