A relevância dos indicadores sociais e econômicos nas relações internacionais
RESUMO
O artigo tem como objetivo apresentar a relação entre o desenvolvimento econômico e o nível educacional das cinco maiores potências do mundo e do Brasil, levando em consideração fatores como população, investimentos e estrutura educacional, PIB e IDH. Como as grandes potências se tornaram desenvolvidas apostando na educação de qualidade.
O Brasil já iniciou a sua política pela educação, com programas sociais de incentivo a educação que visa zerar o analfabetismo, e melhorar a qualidade do ensino para construir um país que possa tratar a maior parte da sua população do mesmo modo que trata as minorias.
palavras-chave: Desenvolvimento econômico; Educação; PIB; Analfabetismo;
___________________
* - Alunos do 5º período do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Newton Paiva
** - Coordenador do curso de Economia e Professor Articulador da disciplina de Economia Internacional
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem a finalidade de analisar, como proposta de investigação, a relação existente entre o desenvolvimento econômico de um país e o nível do ensino, educação existente neste. O desenvolvimento econômico, que envolve não apenas indicadores como o crescimento do produto real ou “per capita”, como também melhorias na qualidade de vida e no bem-estar da população, evidenciados pela diminuição dos níveis de pobreza, desemprego e desigualdade e elevação das condições de saúde, nutrição, desenvolvimento tecnológico.
Os países em estudo, China, Japão, Alemanha, França, de acordo com dados do ano de 2011 divulgados pelo Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR[1], na sigla em inglês), são os quatro primeiros países no ranking do PIB, nas respectivas posições e Brasil. Apesar de ocuparem tais posições, são bastante diferentes quanto ao espaço geográfico, à organização