A relação interfuncional entre pensamento e linguagem
O primeiro capítulo retrata o problema e a abordagem. Segundo Vygotsky (1934) é de suma importância ter a compreensão interfuncional entre Pensamento e Linguagem. O autor denuncia o estudo feito pela psicologia das funções isoladas. Para resolver essa problemática aponta dois métodos.No primeiro analisa a separação de um a um para estudo. Esse método não proporciona uma base adequada para estudo das relações concretas, leva as generalidades relativas a toda fala e pensamento.
O segundo método conserva todas as propriedades básicas do todo. Vygotsky enfoca que é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal. Para Vygotsky (1934, p. 5), "& uma vez que o significado da palavra é simultaneamente pensamento e fala, é nele que encontramos a unidade do pensamento verbal que procuramos.".
É importante mencionar também alguns problemas da linguagem, como relação entre o aspecto fonético da fala e o significado. Afirma que a separação enquanto objeto de estudo é uma das principais deficiências da psicologia. A análise em unidades indica o caminho para a solução dessa problemática. Segundo Vygotsky (1934, p. 7), "& o método utilizado neste estudo do pensamento e da linguagem é também um instrumento promissor para investigar a relação do pensamento verbal com a consciência com um todo".
A cerca dos estudos de Vygotsky na obra Pensamento e Linguagem é possível concluir que devemos nos atentar aos métodos para estudo das