As borboletas de Zagorsk
Introdução:
A cidade de Zagorsk está localizada aproximadamente a 60Km da capital russa Moscou. A localidade ganhou notoriedade mundial graças a uma experiência educacional revolucionária que se desenvolve em uma escola do município. A instituição educacional em questão engendra-se na práxis cotidiana de trabalho com crianças – total ou parcialmente – surdas e cegas, que nasceram com estas deficiências ou as adquiriram ao longo da vida.
As práticas educacionais e psicológicas da escola estão baseadas na obra e trabalho de Lev Vygotsky, ou seja, de uma epistemologia que tem como base o materialismo histórico-dialético. Deste modo, este trabalho tem como objetivo analisar o cotidiano, os modos de funcionamento e os métodos utilizados pelos profissionais que atuam nesta instituição, bem como os desafios e superações que a práxis diária destes profissionais e alunos produz.
O trabalho desenvolvido pela escola de Zagorsk destaca-se pela visão e tratamento diferenciados sobre a temática educacional que envolve deficientes físicos, temática carregada, até os dias de hoje, de preconceitos e tabus.
Assim, antes de tudo, a escola de Zagorsk teve um caráter inovador e deu esperança para as famílias e um pouco de tranqüilidade as