O pensamento oriental
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DAMIANI TIOZZO CAPATO
IV A FILOSOFIA E SEU DEVIR
O PENSAMENTO ORIENTAL E OS TRES MAGNÍFICOS DA FILOSOFIA CLÁSSICA
IBITINGA-SP
2013
DAMIANI TIOZZO CAPATO
IV A FILOSOFIA E SEU DEVIR
O PENSAMENTO ORIENTAL E OS TRES MAGNÍFICOS DA FILOSOFIA CLÁSSICA
Trabalho apresentado como requisito para avaliação da disciplina de Filosofia do 1º Semestre do 1º Ano, ministrada pela Professora Lourdes Stronioli.
IBITINGA-SP
2013
O PENSAMENTO ORIENTAL
Os orientais preferem o tremo “Pensamento Oriental” Em vez de Filosofia
CONFÚCIO - CHINA:
O Confucionismo, fundado por Confúcio é uma sistematização ético-filosófica destinada a manter a estabilidade (e, portanto, a felicidade) da nação. O imperador deve ser sábio e dar exemplos edificantes, assim como o pai aos filhos. O homem digno deve trabalhar muito, contentar-se com pouco, ter paciência nas desventuras, respeitar sempre os superiores
BUDA -ÍNIDIA:
O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. Também crêem na lei do carma, segundo a qual, as ações de uma pessoa determinam sua condição na vida futura. A doutrina é baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:
A existência implica a dor -- O nascimento, a idade, a morte e os desejos são sofrimentos.
A origem da dor é o desejo e o afeto -- As pessoas buscam prazeres que não duram muito tempo e buscam alegria que leva a mais sofrimento.
O fim da dor -- só é possível com o fim do desejo.
A Quarta Verdade -- se prega que a superação da dor só pode ser alcançada através de oito passos:
Compreensão correta: a pessoa deve aceitar as Quatro Verdades e os oito passos de Buda. Pensamento correto: A pessoa deve renunciar todo prazer através dos sentidos e o pensamento mal.
Linguagem correta: A pessoa não deve mentir,