A Relação Homem-mundo sob uma Perspectiva Histórica
A relação do homem com o mundo em que vive acontece de variadas formas e aspectos, todas as situações existenciais e experiências estão ligadas a isso e geralmente de uma forma bastante complexa e diversificada. Desde o momento da concepção da vida, o ser humano já está propício a receber influências do meio externo em que se encontra. E é exatamente neste ponto que se encaixa o conceito de educação e todo o processo evolutivo através da história, seja a história da cultura ou a história do homem de uma forma geral, pois desde os princípios a educação esteve presente de acordo com as necessidades humanas que iam influenciando comportamentos e formas de se relacionar socialmente.
A história da educação passou por diversas fases desde a Educação primitiva até a própria Educação Nacional em si. Na fase primitiva, em que estávamos em processo de evolução como espécie, já havia o conceito de aprender a caçar, construir abrigos ou mesmo lascar uma pedra para algum fim produtivo e todos esses comportamentos eram influenciados por gerações e ao longo do tempo evoluindo e se expandindo cada vez mais. Países milenares como China e Egito tiveram uma grande contribuição neste aspecto histórico. Na China, que foi aonde ocorreu o chamado “Período Oriental”, surgiu a escrita, o conceito de cidade e estado, toda a cultura do país era mantida através da própria educação e foi neste período que houve a transição da sociedade até então primitiva para a civilização. A partir deste momento, a educação tomou um rumo que até hoje está em processo de evolução.
Portanto, muitos filósofos, cientistas e professores, por exemplo, tentam achar uma definição certa para o que é educação e como ela está inserida no dia-a-dia de cada ser humano e nas relações do mesmo com o mundo, independente de sua cultura ou país do qual vive, a perguntas que regem geralmente são: “qual o próximo passo a ser dado?” ou “como estão os educadores de hoje