Atps custos
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
Introdução 2
Qual o objetivo da Gestão de Custos? 3
Componentes no processo de Custeio 4
Contas Básicas no Processo de Custeio 5 Contas de matérias – primas ou material direto: onde são registradas todas as 5
Tipos e Métodos de Custeio 5
PEPS, UEPS e Custo Médio 7
Markup 10
Introdução Um sistema de controle de custos pode ser definido como o conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento de seus gastos (custos e despesas) compreendendo desde a análise e a atribuição de custos a produtos e departamentos até procedimentos mais complexos de controle, como o sistema de custo – padrão e a técnica orçamentária. A implantação de um primeiro sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existente requer atenção em algumas diretrizes (oito no total). Porém nada adianta a empresa investir tanto em sistemas, sendo que a mesma não possui o pessoal apto para elaborar, interpretar e aperfeiçoar todo esse conjunto de documentos e informações, como é mencionado na “Sexta Diretriz”. Cada empresa para existir e permanecer no mercado de trabalho precisa possuir e aplicar os principais / básicos componentes como: Gastos Diretos e Indiretos, gastos fixos, variáveis e semivariáveis, tipos de custeio, etc. Veremos o quão é importante saber e conhecer o tipo de sistema, de custeio se é aplicável em cada organização, saber como “surgem” e como são transformadas as matérias – primas necessárias para a produção de determinado material em cada organização.
Qual o objetivo da Gestão de Custos? O conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente e eficaz visando a perenização de uma empresa.
Todas as empresas devem conhecer administrar e controlar com muita propriedade os custos e despesas gerados para a produção e comercialização de seus produtos ou serviços.
A formação do preço de venda do produto ou serviço está