Atps custos
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
ATPS – 4ª ETAPA
Aula-tema: Custos de Fabricação Indiretos (CIF); Apropriação dos Custos de Conversão Indiretos na Produção em Série; Apropriação dos Custos Indiretos na Produção Sob Encomenda.
Profª. Alessandra Cardoso da Silva Ninim
SERTÃOZINHO
2012
Quais custos indiretos de fabricação ou comercialização são os mais representativos financeiramente, isso no contexto dos gastos totais da organização?
Custos indiretos de fabricação são aqueles que não podem ser apropriados diretamente a determinado produto e/ou serviço, pois devem ser distribuídos pelos custos unitários diretos na forma de percentual e alocados mediante rateios. Exemplo: mão de obra, folha de pagamento, serviço de manutenção, energia elétrica etc. Já os custos de comercialização estão vinculados diretamente na venda ou prestação de serviço, como por exemplo, o salário de quem trabalha na fábrica de açúcar, porque é um departamento que trabalha exclusivamente relacionado ao produto. Pela pesquisa que fizemos na Usina LDC SEV Bioenergia S.A, podemos entender melhor esse processo, pois o custo de maior peso varia de acordo com a safra que acontece de Maio à Outubro e entressafra de Outubro à Abril. Neste ano a safra será entre maio a outubro, mas tudo vai depender da moagem e do fator clima, pois nesse período pode chover demais onde o tempo de moagem deve ser mais longo, ou não chover e ter uma antecipação da entressafra. Então no período da entressafra temos a manutenção como o principal peso dos custos, porém no período da safra é a folha de pagamento que aumenta conforme a demanda de mão de obra. Mas se fizermos uma média do custo indireto mais significativo ainda teríamos a mão de obra como maior peso, porque adiciona os custos como salário, férias, décimo terceiro, INSS, PPR etc.
Desenvolvimento Passo 2
|