Redes
Primeiramente os computadores eram interconectados nos departamentos da empresa a uma distância pequena entre os computadores. É por essa razão que as redes são chamadas de redes locais. Com o tempo, porém, a troca de informações apenas entre computadores de um mesmo setor passou a não ser suficiente para a demanda – que exigia a comunicação entre departamentos e filiais em outras cidades, ou na região metropolitana. Dessa forma, os computadores passaram a ser conectados por distâncias maiores o que passou a ser conhecido por rede de região metropolitana. Atualmente existe a necessidade da troca de dados entre computadores em qualquer lugar do planeta, fato que gerou o aparecimento do termo rede de alcance mundial - ou Internet.
Uma regra geral é sempre criar uma rede com mais capacidade do que a capacidade necessária no momento da criação. Para garantir o futuro de uma rede, vale a pena projetá-la de forma que apenas 30% da sua capacidade sejam usados. Uma vez que cada vez mais aplicativos funcionam através de redes hoje em dia, a velocidade das redes deve ser cada vez maior.
Esse trabalho apresenta sucintamente três tipos de rede: LAN, WAN e W-LAN.
2. LAN
Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network) é uma rede de computadores utilizada na interconexão de computadores. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos.
Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.
As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios