A Reforma Religiosa E A Contra Reforma
Conceito
A reforma religiosa foi um movimento religioso de renovação da igreja que surgiu no sec. XVI, alguns dogmas religiosos (verdades religiosas consideradas indiscutíveis pelos fieis) foram postos em causa conduzindo acisão da igreja católica e sua unidade.
Origem e causa da reforma
Durante a idade media a igreja foi abalada por períodos de crise que afectaram investidores dos sec. XII, X, XIII e, sec. XIV. O grande sigma do ocidente, 1378 á 1417 pois já na religião cristã havia a interferência da feitiçaria crenças e práticas mágicas.
E o inglês John Wycliff e o checo Huss, professores das universidades Oxford e Praga ensaiaram as primeiras tentativas da reforma excomungados e Huss condenado e queimado vivo, o monge Savanarola de Florença em 1498 criticou violentamente a corrupção do papa Alexandre VI e teve a mesma sorte.
Por isso as razões foram varia que levaram o desenvolvimento do movimento de reformas, mas os principais foram:
O grande sismo do ocidente que enfraqueceu o poder papal e dividiu o cristianismo em dois pólos, um apoiava o papa de Avinhão (França), Gregório e outro papa da Roma que é Clemente VIII.
O desenvolvimento do humanismo como movimento cultural e ideológico que propunha novas atitudes no cristianismo que não eram seguidas pela igreja, a critica dos textos, artigos da sagrada escritura e alteração na doutrina primitiva do Cristo.
Exigia se o retorno á simplicidade e pureza, e o humanismo do cristianismo e a sua identificação com as classes oprimidas.
A intolerância religiosa e a introdução do papa nos assuntos políticos.
Os abusos do clero e da estrutura institucional da igreja romana católica.
Principais agentes protestantes
Luteranismo O luteranismo teve a sua origem na Alemanha quando se destacou como movimento de revolta contra os bispos e os papas locais, tendo se destacado Martinho Lutero tido como o primeiro reformador protestante.
O Martinho Lutero tinha como objectivo purificar