reforma protestante
Começaram a vender indulgências pregando que qualquer cristão poderia (e deveria) comprar o perdão para os seus pecados. Lutero discordou publicamente dessa prática realizada pelo Papa Leão X.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.
A reforma Luterana: monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.Não concordava com as procedências e seus dogmas por isso, Martinho Lutero foi convocado a desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms, convocado pelo imperador Carlos V. Em 16 de abril de 1521, Lutero não so defendeu suas teses como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.
A Reforma CalvinistaNa França: Com o inicialmente humanista João Calvino e ex-integrante do Clero,