A REDEMOCRATIZA O E A CONSTITUI O DE 1988
Após o fim do regime militar tornou-se necessário uma nova Carta Magna que viesse substituir o modelo promulgado em 1967, pois a mesma se tornou insuficiente diante das demandas da sociedade. Por este motivo em 1987 criou-se a constituinte, que era composta por 559 congressistas e presidida pelo deputado Ulisses Guimarães do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).
A sociedade foi mobilizada e estimulada a contribuir por propostas que seriam feitas pelo cidadão brasileiro e seria representada através de sindicatos e teriam que ter cerca de trinta mil assinaturas. Contudo havia setores da sociedade que se sentindo prejudicados fizeram oposição e pressão para que tal não se efetivasse. Com a apresentação de uma serie de emendas, no total mais de dez mil para demonstrar a sociedade brasileira o empenho de nossos representantes em janeiro de 1988 iniciou-se a fase das eleições. Como primeiro grande passo nossos representantes tiveram que votar no congresso se a forma de governo que deveria ser presidencialismo ou parlamentarismo, e por 343 votos a 213 e com 3 abstenções optaram por dar continuidade ao presidencialismo. Após cinco anos o povo teve o direito de ir as urnas e através do plebiscito decidir a forma de governo que gostaríamos de ter se presidencialismo, parlamentarismo e o sistema de governo se monárquico ou republicano. A maioria optou pela forma de governo presidencialista e o sistema de governo republicano.
Após essa dura jornada em 05 de outubro de 1988 foi promulgada sendo chamada quase de imediatamente de Constituição Cidadã por ser considerada aquela que garantiria o acesso a cidadania. A Constituição esta organizada em nove títulos que abrigam 245 artigos a temas como princípios fundamentais, direitos e garantias fundamentais, organização do Estado, dos poderes,da defesa do Estado, das instituições, tributação e orçamento, ordem econômica e ordem financeira e ordem social. Entre as