A realidade e sua influência na formação do homem
CENTRO DE ENSINO – CE
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
DISCIPLINA DIDÁTICA
KILZE CHAVES VASCONCELOS ROSENSTOCK
A REALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÂO DO HOMEM
JOÃO PESSOA
2013
KILZE CHAVES VASCONCELOS ROSENSTOCK
A REALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÂO DO HOMEM
Trabalho a ser entregue à Professora Drª. Regina Rodriguez Bôtto Targino, docente da disciplina Didática, como requisito de avaliação.
JOÃO PESSOA
2013
A REALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÂO DO HOMEM
“O homem cognoscente é simplesmente o guarda da realidade”.
“Quem compreende que o mundo e a verdade sobre o mundo são radicalmente humanos, está preparado para conceber que não existe um mundo-em-si, mas muitos mundos humanos, de acordo com as suas atitudes ou pontos de vista do sujeito existente” (W. Luijpen)
INTRODUÇÂO
Diferente de outros animais o homem não nasce biologicamente completo, determinando um desenvolvimento orgânico submetido a uma contínua interferência socialmente determinada. Quer dizer: à medida que vai tendo o complemento do seu desenvolvimento orgânico, vai também sendo socialmente formado. Os mesmos processos sociais que determinam a constituição do organismo, produzem também o EU em sua forma particular. Assim esse EU não pode ser compreendido fora do contexto social onde foi formado. As interações sociais são determinantes para a formação do homem. A forma mais básica da interação social é a interação face a face. Nesta situação um indivíduo é apreendido pelo outro. Um é plenamente real para o outro, convivendo num mesmo local e num mesmo momento histórico, podendo um observar as reações do outro em relação às suas atitudes. Outro aspecto importante na formação do homem é o processo de socialização, que consiste em fazer com que o indivíduo seja capaz de interagir na sociedade, de interiorizar, subjetivar, objetivar e, dessa forma ser um ser social capaz de modificar o meio em que