uma retrospectiva histórica
Resumo do texto - Didática: Uma Retrospectiva Histórica
Em seu texto "Didática: uma retrospectiva histórica", a autora Ilma Passos procura traçar a trajetória histórica da didática no Brasil. Indo do período que abrange desde a colonização em 1549, com a chegada dos jesuítas como primeiros educadores; depois acentuando as transformações durante a década de 30, onde finalmente a didática é incorporada como disciplina nos cursos para a formação dos professores; chegando por fim aos dias atuais. A autora destaca ainda a influência e determinação dos contextos sócio-econômicos e políticos, que servem para identificar as propostas pedagógicas presentes na educação.
Como colônia de exploração a sociedade brasileira não via na educação o valor social importante para formação da sua "gente". A tarefa educativa era voltada basicamente para a catequese dos indígenas, enquanto à elite colonial era oferecido outro nível de educação.
Alheia à realidade da colônia, o ensino direcionado para elite tinha como essência fudamentadora a idéia Ratio Siudiorum, cujo objetivo se voltava para formação do homem universal, humanista. A educação se apegava ao ensino enciclopédico, humanista de cultura geral alienado da realidade do contexto social vigente.
Os jesuítas em sua atividade pedagógica privilegiavam o exercício da memória e desenvolvimento do raciocínio, promovendo a formação dogmática do pensamento; dedicavam a atenção ao preparo dos padres-mestres dando ênfase a formação do caráter e sua formação psicológica para conhecimento de se mesmo e do aluno.
A metodologia de ensino estava centrada no caráter meramente formal, tendo por base o intelecto, o conhecimento, marcado pela visão essencialista do homem. Assim não se poderia pensar em uma prática pedagógica e muito menos em uma didática que buscasse uma perspectiva transformadora na educação.
Segundo Ivani esses foram os alicerces da pedagogia tradicional na vertente