Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil.
Arci Darci Fetter Júnior
Resumo: Esta é uma resenha do artigo Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil, de Francisco José Montório Sobral, texto que trata do ensino voltado para atividades rurais no Brasil desde o início do século XX, passando pela chamada Revolução Verde até as décadas 80-90 com a criação de políticas educacionais voltadas a formação profissional na área.
Palavras-chave: História ensino agrícola, educação no campo, modernização no campo, educação profissional, técnico em agropecuária.
Introdução: O trabalho em questão trata-se de uma retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil, desde o início de século XX até os dias atuais, observando os diversos momentos econômicos do país que influenciaram na criação de políticas educacionais voltadas a formação profissional na área agrícola.
Francisco José Montório Sobral é Licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRRJ. Mestre em Educação pela Unicentro/Unicamp. Doutor em Educação pela UNICAMP, com pesquisas relacionadas à educação agrícola, educação do campo e formação profissional. Professor da Rede Federal da Educação Tecnológica desde 1987.
Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil.
O artigo escrito por Francisco Sobral sobre a Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil, publicado na edição de 2009 da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica que é uma publicação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
A cronologia do texto inicia-se falando da correlação entre a evolução do ensino técnico industrial com o ensino agrotécnico, iniciando com dados oriundos do final de século XIX. Seu trabalho é dividido em três partes: A atividade agroexportadora no início do século XX; A Revolução Verde como diretriz para o ensino agrícola; O ensino agrícola rediscutido.
No final do século XIX e início do século XX, o Brasil tinha no