psicologia apliada
A teoria foi desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. Não existe apenas uma capacidade mental subjacente ou g, mas uma variedade de inteligência que trabalham em conjunto.
De acordo com a teoria das inteligências múltipla existem sete tipos diferentes de inteligência, e cada um opera como um sistema ( ou módulo) separado no cérebro, de acordo com suas próprias regras. São elas:
1-Inteligência lingüística é a capacidade de comunicação oral, juntamente com mecanismos dedicados à fonologia (sons discursivo), sintaxe (gramática) e pragmática (implicações e usos da linguagem em vários cenários).
2-Inteligência musical se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, frequentemente, canta para si mesma.
3-Inteligência lógico-matemática são descritos com uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explora relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. Os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos desejam criar um mundo abstrato consiste, os cientistas pretendem explicar a natureza. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer caçulos matemáticos e para criar notações práticas de seu